Food XP Delivery
VAZIO SANITÁRIO
VAZIO SANITÁRIO
Data: 04/07/2018


O município de Honório Serpa recebeu do ADAPAR (Agência de defesa agropecuária do Paraná) a ocorrência de irregularidades no município devido ao desrespeito ao período de vazio sanitário por constatar a presença de plantas vivas de soja, durante o período estabelecido como vazio sanitário. Todos os agricultores precisam ter consciência dos riscos de proliferação de doenças na soja e respeitar o período de vazio sanitário. Para produzir bem é preciso primeiro cuidar e respeitar o tempo necessário para eliminação de plantas vivas da soja no solo. 
De acordo com a Lei Estadual 11.200/1995, instituída e regulamentada no Estado do Paraná através da resolução 120/2007, estabelece o vazio sanitário da soja no período de 90 dias ao ano.
O vazio sanitário, período estipulado como sem soja no campo é uma medida que visa reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática da soja, uma das mais agressivas doenças nas lavouras de soja do Estado do Paraná.
Esse período de vazio sanitário é importante para que se possa eliminar as plantas de soja na entressafra quebrando o ciclo do fungo, e reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.
Os produtores rurais que não respeitarem ao período de vazio sanitário, estão sujeitos a multa, perda do direito ao crédito agrícola e até mesmo ser condenado a eliminar as lavouras e a apreensão da produção.
É importante ressaltar também que semeaduras tardias de soja podem receber sementes do fungo já nos estágios vegetativos, exigindo a antecipação da aplicação de fungicida e demandando maior número de aplicações. 
O prefeito Luciano Dias salienta que “é importante que os produtores adotem as medidas estabelecidas no período de vazio sanitário, nosso município é extremamente agrícola e respeitar este período é a garantia da quebra do ciclo de desenvolvimento de doenças nas lavouras, que vão beneficiar os produtores com o aumento da produtividade, a redução do uso de fungicidas, inseticidas e de custos”. Disse.
Portanto fique atento ao período de vazio sanitário, que neste ano de 2018, iniciou no dia 15 de junho e tem seu termino em 15 de setembro, para mais informações e em caso de dúvidas dirija-se ao Departamento de Agricultura do município ou então pode-se entrar em contato com o número (46) 3245-1176.

Voltar
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Previsão do tempo
Como chegar
Links Úteis
Rua Elpídio dos Santos, 541
Centro, Honório Serpa - PR
CEP: 85.548-000
(46) 3245-1130
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Huner TI Colaborativa
Última Atualização: 19/06/2019 17:04:22