Início > Notícias > CAMPANHA ?SEM REPASSE JUSTO, NÃO DÁ!? MOBILIZA PREFEITURAS PARANAENSES
30 de agosto de 2023
CAMPANHA ?SEM REPASSE JUSTO, NÃO DÁ!? MOBILIZA PREFEITURAS PARANAENSES

Honório Serpa também aderiu ao movimento que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para os graves problemas financeiros enfrentados pelas prefeituras em todo o estado. No dia 4 de setembro, os municípios entregarão suas reivindicações à bancada federal do Paraná na sede da AMP, em Curitiba, às 8h30.

O prefeito Luciano Dias tem acompanhado e participado das reuniões e debates jutamente com prefeitos e lideranças de todo o Paraná.A Diretoria da AMP também está pedindo reunião com o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e com a Assembleia Legislativa, para apresentar uma pauta estadual.

Assista aqui o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, falando sobre a campanha. Clique aqui: https://www.facebook.com/ampdoparana/videos/768522638380590

As prefeituras pedem a aprovação de um adicional do FPM e ainda a colocação em regime de urgência da pauta municipalista, no Congresso Nacional; a agilização da reforma tributária, em tramitação no Senado, que garanta mais recursos para os pequenos municípios; a correção de valores dos convênios, reduzindo as contrapartidas dos municípios; mais verbas para o pagamento do piso da enfermagem, a repatriação de receita do Exterior em benefícios das prefeituras; mais recursos para o SAMU e para a realização de cirurgias e procedimentos de saúde nos municípios; e o pagamento de emendas parlamentares pelo Governo Federal.O movimento foi decidido na quarta-feira da semana passada (23-08), em reunião com as Diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), das 19 associações regionais de municípios e prefeituras de todas as regiões do Estado.Os números comprovam a crise das prefeituras.

De acordo com a AMP e a CNM (Confederação Nacional de Municípios), 52% dos municípios do Paraná tiveram déficit entre suas receitas e despesas no primeiro semestre do ano.

No primeiro repasse de recursos às prefeituras em julho desse ano, o FPM, principal fonte de recursos de 70% das prefeituras, caiu 34% em relação ao mesmo período de 2022.

No primeiro repasse de agosto, caiu mais 20% em comparação com igual período do ano passado.Fonte: AMP