Início > Notícias > CALOR E CHUVAS FAVORECEM PROLIFERAÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS
23 de novembro de 2023
CALOR E CHUVAS FAVORECEM PROLIFERAÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS

O clima recente tem favorecido o crescimento rápido da vegetação rasteira e isso propicia o aumento de insetos, répteis entre outros seres. Entre eles estão os animais peçonhentos que, por terem diferentes tipos de picada e veneno, podem causar diversos problemas para a população inclusive a morte. Em Honório Serpa recentemente foram encontradas diversas cobras na área urbana e até em locais e terrenos muito bem cuidados. Isso ocorre pelo deslocamento dos animais que acabam entrando em casas ou espaços públicos. Um fato curioso é de que a maioria dos registros em fotos e vídeos que nos chegaram são de cobras corais (verdadeiras e falsas).

Também, nesta semana foi registrado um caso de picada de aranha marrom em uma criança. A família imediatamente a encaminhou para a unidade de saúde e também identificou a aranha. Esse registro em foto, vídeo ou até, em casos que não ofereçam risco, a captura do animal em um recipiente bem fechado, facilita o trabalho dos profissionais no atendimento da vítima.

Por todos esses motivos, a Vigilância Sanitária e a Divisão de Meio Ambiente estão realizando vistorias e parcerias com Departamentos Municipais para vistoriar terrenos que não estão limpos, principalmente os sem construções. Os proprietários serão notificados e caso não atendam as recomendações haverá cobrança da taxa de limpeza e também multa.

CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AS ORIENTAÇÕES

A Vigilância Sanitária e Ambiental do Municipal de Honório Serpa comunica a população que estará fazendo a vistoria dos lotes baldios. E orientado os proprietários para que realizem a limpeza dos terrenos.

É fundamental que cada proprietário zele pela manutenção adequada dos locais de sua responsabilidade para evitar consequências indesejadas que causem problemas para vizinhos ou comunidade em geral.

O lixo acumulado e o mato podem produzir inúmeros problemas como, por exemplo, criadouro de insetos, animais peçonhentos, mal cheiro, etc. por isso a preocupação com o lixo acumulado só aumenta.

E como a chegada do verão é importante redobrar os cuidados com alguns problemas comuns dessa época, como os acidentes provocados por animais peçonhentos.

Os animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e o injetam por meio de dentes, ferrões, presas, cerdas pontiagudas, entre outros meios naturais. Por se tratar de incidentes frequentes e potencialmente graves, é importante saber como agir, caso ocorram.

Para todo caso de acidentes com picadas ou mordidas (em que há envenenamento decorrente da inoculação ? presa ? de animal peçonhento) é importante que seja identificado qual foi o causador do dano e sempre procurar Pronto Atendimento para atendimento.

As crianças devem ser orientadas também quanto a saber identificar o animal e comunicar o ocorrido imediatamente aos familiares.

COMO PREVINIR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS.

? Em locais rurais e durante atividades de jardinagem, use calçados fechados e luvas;

? Examine calçados e roupas pessoais e de cama antes de utilizá-los;

? Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora do armário;

? Não acumule entulhos;

? Vede frestas, buracos em assoalhos, forros e paredes;

? Limpe regularmente móveis, cortinas e cantos de paredes;

? Mantenha a grama sempre cortada e evite plantas do tipo trepadeiras e bananeiras;

? Utilize telas ou vedantes em ralos, portas e janelas.

Lembrando que o município é rota do turismo do sudoeste do Paraná por isso a necessidade de apresentamos uma cidade limpa e organizada para nossa população e quem nos visita.