Início > Notícias > A Prefeitura Municipal de Honório Serpa, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social promove data simbólica ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
11 de junho de 2021

A Prefeitura Municipal de Honório Serpa, por meio do Departamento Municipal de Assistência Social vem trabalhar neste mês a Data simbólica de 12 de junho, marcada como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Foi aprovado por unanimidade em uma resolução da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2019 como o Ano Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. O principal propósito desta ação é instar os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)da ONU.

A Meta 8.7 da ODS conclama os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr fim ao

trabalho infantil em todas as suas formas.

Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil,

reduzindo o número de 246 milhões, em 2000, para 152 milhões em 2016. No entanto, o progresso entre as regiões é desigual. Quase metade do trabalho infantil ocorre na África(72 milhões de crianças), seguida pela Ásia e Pacífico (62 milhões).

A crise da COVID-19 trouxe consigo uma situação de maior pobreza para as pessoas que

já se encontravam em situação de vulnerabilidade, podendo reverter anos de avanço no combate ao trabalho infantil. O fechamento de escolas agravou a situação e milhões de crianças trabalham para contribuir com a renda familiar.

Em nosso município as Equipes de Proteção Social Especial realizarão rodas de conversa on-line com os pais de alunos da Escola Municipal Professora Maria Francisca dos Santos, e também serão lançados vídeos explicativos para sensibilizar a causa.

Já a Equipe de profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do CRAS entregarão materiais em seus grupos com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral quanto à importância de ter uma infância feliz.