Acessibilidade
Início > Notícias > 15 de Junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Notícias
15 de junho de 2021
15 de Junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje, dia 15 de Junho de 2021, é o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.

Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, no ano de 2006. Desde então, no mês de junho é intensificada a conscientização do combate a esse tipo de violência.

Essa conscientização é extremamente importante, pois, no Brasil, conforme dados do disque 100, só no primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra idosos.

Segundo o ordenamento jurídico brasileiro, é dever de todos garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa.

Para fim de conhecimento, é considerada pessoa idosa, àquela que possui idade a partir de 60 anos.

É necessário que toda a população de nosso município esteja atenta aos nossos idosos e a qualquer sinal de violência que venha envolve-los, pois muitas vezes a prática de tais condutas não são visíveis.

Há várias formas de violência contra idosos, dentre as quais pode-se destacar violência física; negligência (privação de medicamentos, descuido com higiene e abandono); violência sexual; psicológica (xingamentos e menosprezo) e, violência patrimonial, onde o idoso, por exemplo, tem o acesso a seu benefício usurpado por outras pessoas.

 

Tendo conhecimento de alguma dessas violências, é necessário que haja denúncia através do “Disque 100”, para acompanhamento e tomada de medidas necessárias.

Na busca de melhorias relacionadas a nossos idosos, o município de Honório Serpa é aderente ao programa federal “Estratégia Brasil amigo da Pessoa Idosa” o qual incentiva ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis.

Como meio de prevenção contra eventuais violências, a Assistência Social, por meio do CRAS em parceria com outros departamentos do da administração, já realizou oficinas com os idosos, tratando de inúmeros assuntos, tais como Estatuto do Idoso, Nutrição, assistência farmacêutica, direito previdenciário, entre outros.

Infelizmente, devido a pandemia, essas oficinas e o serviço de convivência não estão sendo realizadas presencialmente atualmente, haja vista o risco de contágio da COVID-19. Entretanto, com o objetivo de manter a proximidade com essa população, há um grupo de WhatsApp, onde estão inseridos alguns idosos que frequentavam o serviço de convivência, local onde há troca de informações.

Ainda, nos serviços prestados pela Assistência Social, há a Proteção Social Especial, que atua nas situações que há uma ruptura de direitos em relação a pessoa idosa. A PSE é composta por uma assistente social, uma psicóloga e um advogado, os quais realizam atendimentos a essa faixa etária.

Entre os serviços realizados pela PSE na proteção dos idosos, destaca-se as mediações realizadas, as quais buscam trazer o interesse do idoso perante os familiares de modo a adequar o melhor cuidado da família perante essa pessoa.

Em relação as violências e os maus-tratos, mesmo com os avanços das políticas públicas direcionadas a proteção e integridade da pessoa idosa, só há efetiva proteção com mobilização de toda a sociedade em prol da população idosa.

Portanto, se tiver informações referente a violência contra pessoa idosa, disque 100! Nesse meio é possível denunciar todo e qualquer tipo de violência praticada contra essa parcela da população.

Horário de Atendimento
Seg. às Sex. das 08h00 às 12h00 e
13h00 às 17h00
Telefone
(46) 3245-1130
E-mail
ouvidoria@honorioserpa.pr.gov.br
Redes Sociais
Rua Elpídio dos Santos, 541 - Centro - Honório Serpa / Paraná - 85548-000
Desenvolvido por